Bem-vindo à Telediu // Produtos Médicos e de Saúde!

  • Inicio
  • Blog
  • 10 Coisas que você precisa saber sobre o câncer de mama.

10 Coisas que você precisa saber sobre o câncer de mama.

images

13/10/2016

1. O câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres, quando diagnosticado tardiamente.

2. Pode atingir tanto mulheres quanto homens, mas a incidência é maior no público feminino (99%) do que no masculino (1%).

3. As mulheres com mais de 40 anos têm mais chances de apresentar a doença. Mulheres com idade inferior a esta faixa etária, embora com menor frequência, também podem ter câncer de mama

4. A presença de nódulo ou caroço na mama sempre deve ser investigada. O ideal é prevenir, fazendo o exame de mamografia para detectar lesões não palpáveis em estágio inicial. Outros sintomas são: abaulamento em uma área da mama, vermelhidão, pele com aparência semelhante ao da casca de laranja, secreção com sangue ou tipo aquosa que sai espontaneamente pelo mamilo, presença de íngua endurecida na região da axila..

5. Existe perigo de ocorrer metástase, situação em que células cancerosas migram para outros órgãos (fígado, pulmão e osso, por exemplo).

6. O risco de ter câncer de mama aumenta para as mulheres que não tiveram filhos ou que não amamentaram, para aquelas que fazem reposição hormonal durante a menopausa por período superior a cinco anos, para as fumantes e para as que consomem bebidas alcoólicas.

7. Para prevenir a ocorrência de câncer de mama, mantenha o peso adequado, pratique atividade física e não fume.

8. Visite periodicamente seu médico para realização dos exames preventivos. A partir dos 30 anos, o exame físico deve ser realizado pelo médico todo ano. Se necessário, ele indicará exames complementares.

9. Realizar o exame da mamografia é o mais importante recurso para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Após os 40 anos, esse exame deve ser realizado uma vez por ano.

10. Em caso de histórico de câncer de mama na família, é necessário acompanhamento mais frequente. Inicie os exames preventivos antes dos 40 anos.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades.