Bem-vindo à Telediu // Produtos Médicos e de Saúde!

Você conhece os DIUs de Prata SMB?

images

18/01/2022

SMB é um fornecedor mundial de DIUs – com sede na Índia - que exporta para mais de 125 países, abrangendo cinco continentes e tem mais de 50 milhões de usuários. Os DIUs SMB são testados por laboratórios e agências reguladoras de todo o mundo, inclusive pela ANVISA, no Brasil. Mais de 125 países já importaram produtos médicos de alta qualidade da SMB.

Presente no Brasil há poucos anos, a SMB oferece DIUs livres de hormônios: o T de cobre 380A e mais recentemente os DIUs de prata.

Os DIUs T de cobre 380A já são conhecidos há décadas e são os DIUs mais vendidos no mundo. Neste texto falaremos dos DIUs de prata SMB, que são mais recentes e também já são sucessos de vendas.

No Brasil temos DIUs de prata SMB de dois tamanhos, Normal e Mini, ambos com aproximadamente 380m² de fio de cobre, o qual contém um fino núcleo de prata, não corrosível, que diminui a possibilidade de fragmentação do fio de cobre, melhorando sua segurança. Os DIUs SMB de prata são esterilizados por radiação gama e a sua data limite de inserção é indicada na caixa. Uma vez inserido a duração intraútero é de 5 anos.

Os DIUs de prata da SMB têm um formato mais de Y do que T na sua estrutura de polietileno, possibilitando uma adequação melhor dentro da cavidade uterina. Seu tubo aplicador é extremamente fino, proporcionando uma inserção mais confortável.

Compare as dimensões dos dois modelos de DIU de prata:
 
 Tamanho      Braço vertical      Braço horizontal     Faixa de histerometria
  Normal         33 mm           30 mm              7 - 8,5cm
    Mini         30 mm           24 mm              6 - 7,5cm

De um modo geral, o tamanho normal é mais indicado para mulheres que já têm filhos. Já o DIU SMB 380 de prata é mais indicado para mulheres nuligestas (que não tem filhos) devido ao pequeno diâmetro do aplicador, ao formato de Y, e ao pequeno tamanho dele. É o menor DIU de prata disponível no mercado.

Os DIUs não hormonais, inclusive os de prata, têm uma eficácia aproximada de 99,2%, considerada excelente. No entanto, os profissionais de saúde devem informar que não existem métodos 100% eficazes e que existem possibilidades de efeitos colaterais e complicações, que devem ser explicitados. Antes da inserção devem ser avaliadas minuciosamente as possíveis contraindicações e métodos alternativos, se for o caso.

Um folheto direcionado às pacientes está disponível e deve ser fornecido às mesmas. Um Termo de Consentimento Informado deve ser fornecido, lido e assinado pela paciente.

O acompanhamento da usuária dos DIUs de prata SMB é simples, com uma revisão ou ultrassom cerca de 30-40 dias após a inserção, outras revisões aos 6 e 12 meses, no primeiro ano. Depois, basta uma revisão anual.

Em resumo, os DIUs SMB de prata são métodos contraceptivos não hormonais de última geração, com alta eficácia, excelente custo benefício e alta taxa de aceitação e continuidade pelas pacientes.

Sugestões para você

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades.