Bem-vindo à Telediu // Produtos Médicos e de Saúde!

  • Inicio
  • Blog
  • Mudanças no Protocolo de Isolamento da Covid

Mudanças no Protocolo de Isolamento da Covid

images

20/01/2022

O novo protocolo de isolamento contra a disseminação da Covid, publicado pelo Ministério da Saúde, reduziu o tempo mínimo de reclusão das pessoas infectadas, de 10 para 5 dias.

Pacientes com suspeita de Covid que chegam ao quinto dia da infecção com ausência de sintomas respiratórios e febre, podem realizar o teste, caso o resultado seja negativo, podem abandonar o isolamento, se for positivo, deve permanecer recluso, ao menos até o décimo dia.

Caso a pessoa infectada chegue assintomática ao sétimo dia, ela está liberada para sair do isolamento, sem a necessidade de teste.

Mas no momento atual da pandemia, o relaxamento nas medidas de proteção tem criado riscos ainda maiores. Todos os especialistas já afirmaram que o uso de máscaras, a higiene das mãos com álcool em gel e o distanciamento, ainda é a melhor forma de evitar a contaminação.

É importante lembrar que o vírus da Gripe, assim como o da Covid, está muito presente em nosso meio, e embora os sintomas sejam bastante parecidos, há especificidades entre as duas doenças, mas como diferenciar?

Na Gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo e dor de cabeça são comuns, já coriza, nariz entupido e dor de garganta são menos frequentes.

Na Covid, febre e tosse seca são sintomas mais comuns, já cansaço, dores no corpo e dor de garganta são menos. A doença também tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar.

Em todos os casos, é aconselhado acompanhamento médico para confirmar o diagnóstico.

Continue se protegendo, seguindo todas as orientações dos órgãos responsáveis e protegendo a quem você ama!

Sugestões para você

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades.