Bem-vindo à Telediu // Produtos Médicos e de Saúde!

Principais vantagens do uso do DIU

images

11/04/2022

O Dispositivo Intrauterino, conhecido popularmente como DIU, é um método contraceptivo que apresenta alta eficácia e que tem sido optado por grande parte das mulheres, é um dispositivo pequeno e flexível que é inserido por um profissional, no interior do útero.

Esse método contraceptivo apresenta, além da alta eficácia, a vantagem de ser reversível e poder ser usado por um longo período de tempo, sendo uma ótima alternativa para mulheres, já que, comprovadamente, a eficácia do DIU se compara à dos contraceptivos orais, além de ser um método que proporciona maior comodidade, por não precisar ser "lembrado" diariamente.

Para utilizar o DIU, é necessária uma avaliação médica criteriosa, antes de recomendar esse método, o ginecologista avalia as condições do útero e realiza exames ginecológicos. Se a mulher estiver plenamente saudável, ela pode optar pela colocação de um dos dois tipos de DIU existentes: o hormonal e o não hormonal.

Vamos apresentar as principais vantagens em optar pelo uso do DIU:

• Melhor custo benefício
• Mais praticidade e conforto
• Eficácia acima de 99%
• Durabilidade de até 10 anos
• Pode ser utilizado durante a lactação
• Pode ser usado na pré-menopausa
• Após a remoção, o retorno à fertilidade é rápido
• Não interfere na relação sexual

Principais efeitos colaterais causados pelo DIU:

Com o DIU de Cobre, não hormonal, pode aumentar o sangramento menstrual, principalmente nos primeiros meses de uso. Depois desse período, esse aumento pode ser controlado com medicamentos, se necessário. Podem ocorrer também cólicas menstruais, geralmente discretas.

Por outro lado, o DIU de Cobre não tem nenhuma ação sistêmica no organismo, portanto, não causa dor de cabeça ou aumento de peso, por exemplo, por não causar alteração de apetite ou retenção de líquido, o que é uma grande dúvida entre as mulheres.

O DIU hormonal, endoceptivo, costuma diminuir bastante o sangramento menstrual e uma boa porcentagem das usuárias podem até parar de menstruar. As cólicas menstruais também melhoram, acentuadamente, com o uso do endoceptivo.

É importante ressaltar que, eventualmente, o DIU pode sair do lugar dentro do útero ou ser expulso, mas a perfuração uterina é extremamente rara. Quer optar pelo uso do DIU? Consulte um médico ginecologista da sua confiança para saber qual é o melhor modelo para o seu caso.

Sugestões para você

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades.