Bem-vindo à Telediu // Produtos Médicos e de Saúde!

Doenças mais comuns no inverno

images

10/06/2022

É muito comum ver pessoas coçando o nariz, com coriza e se queixando da dificuldade em respirar nesta época do ano. Devido ao tempo mais seco e às quedas bruscas na temperatura, as alergias tendem a se manifestar de forma frequente e desencadear problemas como rinite, sinusite, bronquite e outras infecções das vias aéreas.

Mas como saber a diferença entre todas essas doenças e procurar um tratamento adequado? Normalmente, os sintomas são distintos e existem sinais que podem ser percebidos logo nos primeiros dias de incômodo. 

Rinite

Considerada uma doença inflamatória no nariz, que leva a sintomas como obstrução nasal, coriza e coceira interna, ela pode ser provocada por diversos fatores. Quando ocorre na forma alérgica, o contato com poeira, pelos de animais e ácaros aumentam seu risco. Para tratar, a melhor maneira é prevenir as causas da doença, o ideal é o controle e limpeza do ambiente, além de usar antialérgicos e spray nasal com medicamentos, quando orientado pelo médico.

Sinusite

É uma inflamação dos seios da face que pode ser gerada por bactérias, vírus e também por quadros de rinite. Provoca obstrução do nariz, secreção espessa, dor em pressão, diminuição do paladar e olfato. O quadro é mais frequente quando ocorrem mudanças bruscas na temperatura, o tratamento recomendado por médicos pode ser com o uso de antibióticos ou com soro fisiológico, para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação, as inalações também facilitam a saída da secreção.

Bronquite

É uma doença inflamatória dos brônquios do pulmão de caráter viral ou bacteriano, também é mais comum quando ocorrem quedas severas de temperaturas. Na bronquite aguda, o paciente apresenta muito catarro, tosse, peito cheio e as crianças são as mais afetadas. Quando o quadro é viral, o recomendado são remédios para febre, nebulizações, fisioterapia respiratória e muita ingestão de líquido, quando é bacteriano, o recomendado é antibiótico, sempre com acompanhamento médico.

Faringite 

Uma dor de garganta muito comum em pacientes que têm obstrução nasal ou que dormem de boca aberta, além desse sintoma, a pessoa pode ter dor de cabeça ao acordar. As faringites podem ainda ser de caráter viral, que são frequentes em pessoas que dormem de cabelo molhado, pegam sereno ou andam descalços e também podem ser bacterianas, um quadro súbito, comum em crianças mais velhas. Se não tratada, a inflamação pode evoluir para problemas mais sérios, o tratamento deve ser feito com antibióticos, sob orientação médica.

Otite

Esse tipo de doença é caracterizada pela dor de ouvido, que causa um grande incômodo ao paciente, uma infecção que pode ser provocada por vírus, após resfriados. Os sintomas mais comuns são muita dor de ouvido, febre, perda de apetite e secreção local. O tratamento mais adequado é com uso de antibióticos e analgésicos, sempre com acompanhamento médico.

Sugestões para você

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades.