Bem-vindo à Telediu // Produtos Médicos e de Saúde!

  • Inicio
  • Blog
  • Saúde da mulher: a importância de se cuidar

Saúde da mulher: a importância de se cuidar

images

29/06/2022

Mulher é sinônimo de força e delicadeza, cuidar da sua saúde é essencial para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças que estão relacionadas à anatomia feminina. Além disso, essas ações também são importantes para garantir qualidade de vida, bem estar e liberdade. 

Destacamos alguns dos principais cuidados para a saúde da mulher:

1) Realização de exames ginecológicos de rotina

Os exames ginecológicos de rotina são importantes para fazer o diagnóstico precoce de várias doenças e ajudar a evitar situações graves, já que podem mostrar alterações que podem ser controladas preventivamente. É com base nos resultados desses exames que o médico consegue tomar decisões mais direcionadas, que vai proporcionar mais qualidade de vida para a mulher. 

2) Alimentação balanceada

Se alimentar de forma equilibrada é essencial para fornecer energia e bem estar em geral, porque é através de uma boa alimentação que se torna possível prevenir doenças e ter um bom desenvolvimento físico. A alimentação saudável beneficia também o sistema imunológico, o humor, a memória, a qualidade do sono, reduz o cansaço e o estresse.

3) Realização regular de exercícios físicos

O exercício físico traz múltiplos benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças como hipertensão e diabetes, por exemplo. Outra vantagem da atividade física para a mulher está relacionada a melhora da composição corporal, podendo ser considerada um medicamento que atua tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas condições.

4) Uso de contraceptivos de maneira segura

A contracepção precisa ser feita de uma forma segura e cada caso deve ser bem analisado. Na hora de escolher o método, é preciso levar em conta o estilo de vida e as condições prévias de saúde da mulher, para que proporcione conforto e se adeque às necessidades. Os DIUs e os implantes são considerados os métodos mais efetivos e são caracterizados pela praticidade no uso, mas é fundamental um acompanhamento médico na hora de decidir o mais eficaz para você.

5) Cuidados especiais com a higiene íntima

A preocupação com a saúde precisa ser constante e os cuidados com ela também, eles vão muito além da ingestão de líquido ou da alimentação balanceada. A saúde íntima merece uma atenção ainda mais especial, com algumas atitudes simples do cotidiano, como não compartilhar sabonetes ou toalhas, lavar suas peças íntimas com sabão neutro e manter o hábito de visitar seu ginecologista regularmente.

O bem estar e a segurança da mulher devem vir sempre em primeiro lugar, por isso cuidar da saúde é essencial, mesmo na correria do dia a dia.

Sugestões para você

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades.