Bem-vindo à Telediu Multi Cirúrgica!

  • Inicio
  • Blog
  • Quanto tempo depois do parto pode ser colocado o DIU?

Quanto tempo depois do parto pode ser colocado o DIU?

images

22/11/2022

Os DIUs são considerados um dos métodos contraceptivos mais efetivos e são caracterizados pela praticidade no uso, por serem métodos de longa duração e extremamente eficazes. Após o parto, ele também é um método muito procurado, mas você sabe quanto tempo depois ele já pode ser inserido? 

Existem várias ocasiões para isso, vamos exemplificar:

1) Logo após o parto normal

Milhões de mulheres que têm parto normal buscam um método contraceptivo eficaz, e após o parto é um momento muito favorável para se colocar o DIU. Embora a taxa de expulsão e deslocamento sejam altas, estudos mostram que a conveniência da inserção, supera o potencial de expulsão e com uma revisão pós-parto, ao se observar o deslocamento ou expulsão, a troca é feita imediatamente.

2) Logo após a cesariana

Outro momento muito adequado, porque a técnica de inserção do DIU é feita sob visualização direta do fundo uterino e colocado pelo próprio cirurgião. Nesse caso a taxa de posicionamento normal na revisão é de 96,9%.

3) No puerpério tardio

Considera-se entre 4 e 6 semanas após o parto também uma excelente ocasião para se colocar o DIU, uma vez que é o momento da revisão pós-parto e o colo uterino ainda está dilatado. Pode-se colocar imediatamente, uma vez que é impossível a mulher estar grávida neste período e a inserção é fácil, indolor e as taxas de expulsão são mais baixas, praticamente iguais às inserções feitas no período menstrual.

4) Período de amamentação

Neste período, geralmente a mulher está sem menstruar, e um erro gravíssimo que muitas cometem é ficar esperando a menstruação para colocar o DIU, isso porque muitas engravidam, justamente, nesse "intervalo". Assim, basta um Beta HCG negativo, um ou dois dias antes da inserção, e colocar o DIU.

A Telediu possui uma linha de DIUs para todas as fases de vida da mulher, consulte o seu médico ginecologista e entenda qual é o melhor método para você.

Sugestões para você

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba novidades.